A primeira noite do Filhote em seu novo Lar

          Os primeiros dias na nova casa são essenciais para o aprendizado e adaptação do filhote, ele ira se apegar à família, aos seus novos donos e julgá-los rapidamente. E natural que o filhote escolha um, dentre todos, para ser “seu dono”, aquele a quem vai obedecer e respeitar, isto e natural já que os cães vivem em matilhas, necessitando de um dominante no grupo para guiá-los e protegê-los, desta forma é de fundamental importância que os novos proprietários demonstrem-se liderantes e dominantes, para que este filhote não os domine no futuro.
           Lembre-se isto é muito fácil, basta dar muito amor e carinho ao seu filhote, acariciando e o felicitando-o sempre, principalmente quando fizer a coisa certa, e repreendendo-o com autoridade e não violência quando fizer algo de errado.
           O filhote precisa ter o seu território, um espaço onde ele possa descansar, algo como uma cesta e um cobertor ou uma toalha, ou ate mesmo uma caixa de papelão com jornal picado. Este será seu novo território. Caso ele faça a escolha por si só (em locais permitidos por você, deve ser felicitado e acariciado. E natural que o filhote estranhe seu novo lar nos primeiros dias. Assim, e muito importante ser compreensivo, carinhoso e atencioso com ele, neste período de transição a fim de facilitar sua adaptação.
            O ideal seria que o filhote fica-se dentro de casa, acomodado em um dos cômodos (ex.: lavanderia, quartinho de empregado ou edícula), isto ira deixá-lo mais protegido de ventos, frio, chuva, evitando também o contato com outros animais pelo portão da rua, já que neste período o filhote não tem imunidade contra viroses (esta só será adquirida após completar as vacinações), alem de facilitar o manejo no intuito de adestrar o filhote a fazer suas necessidades no jornal, e em local apropriado, e após este período ele poderá retornar ao quintal.
            Depois de escolhido o novo território do filhote, retire do local, materiais de limpeza, sapatos, fios elétricos, e muito cuidado com as escadas e tudo que ele possa vir a destruir ou engolir, lembre-se que este é um filhote muito curioso e não conhece bem os perigos que o cercam, ela esta conhecendo seu novo território e pode querer brincar com seu sapato novo ou experimentar um pouco de desinfetante, o que pode ser fatal para ele. Forre com jornal toda a área transitável pelo filhote neste cômodo, coloque sua cama (cesto, caixa, cobertor, toalha, etc…) em um dos cantos, em outro seu pote de ração e d’água, deixando uma área livre para ser seu banheiro, definindo desta forma três áreas bem distintas: :
•           local para dormir, onde deverá estar sua caminha, caixa ou cesto (dentro de casa), ou canil coberto (fora de casa);
•           local para defecar e urinar, geralmente sobre folhas de jornal (dentro de casa) ou grama (fora de casa);
•           local para se alimentar, onde deverá estar a vasilha d’água e o comedouro nas horas de alimentação.
            Estas áreas devem ter aproximadamente 1,5 metros entre si, pois um filhote não irá defecar ou urinar próximo à sua cama ou comedouro, mas se não tiver escolha, vai acabar fazendo em local indevido, isto irá atrapalhar seu aprendizado, alem de deixá-lo estressado.
           Os dois primeiros dias em seu novo território são fundamentais para seu aprendizado, por tanto, procure deixá-lo somente em seu novo território, desta forma ele saberá onde fica sua cama, alimento e jornal para suas necessidades, no terceiro dia deixe-o conhecer o cômodo vizinho e assim sucessivamente até conhecer toda a casa, ou todo seu território.
           Será fácil educar o seu filhote, pois os cães são higiênicos por natureza. É claro que exige atenção paciência e perseverança, mas a maioria deles aprende rápido. Basta levar em consideração alguns princípios básicos.
           Mantenha uma rotina para acostumar seu filhote a fazer as suas necessidades no local correto. Para tanto ao acordar pela manhã, após as refeições, sonecas, passeios de carro e antes de dormir, leve-o para a área forrada com folhas de jornal, ou gramado.
           Aprenda a reconhecer quando o seu cão está preste a fazer suas necessidades, e neste momento, leve-o imediatamente ao local correto. Quando ele estiver terminado, felicite-o calmamente. Em breve ele irá associar o fazer de suas necessidades com os elogios e o encorajamento.
           Se você surpreendê-lo defecando ou urinando em local errado, diga NÃO com um tom de voz firme e leve-o imediatamente a área designada. Não esfregue o nariz de seu filhote nas fezes ou urina, nem bata nele durante o aprendizado.
           Quando você perceber que seu filhote já corre por si só a sua área de jornal para fazer suas necessidades, comece a diminuí-la, até ficar somente em um canto, isto leva em média de uma a duas semanas dependendo muito do seu filhote e de você.
           Durante a noite, cubra-o com um pano, que pode ter sido retirado do canil e ter o cheiro da mãe, para que ele se sinta mais protegido e não perceba tanto a falta de companhia.
Relógios mecânicos podem simular os batimentos cardíacos maternos e ajudar nas primeiras noites, um rádio pode aliviar a tensão e solidão, pois a música acalma os animais e a voz do rádio da ao filhote a sensação de ter alguém por perto.
           Se ele choramingar, não o repreenda nem o leve para cama com você, pois em um ou dois dias ele terá se acostumado a dormir sozinho durante toda à noite, e se você levá-lo para cama ele se acostumará a dormir com você, não querendo mais dormir sozinho, e isto pode trazer grandes problemas a você e a seu filhote.
          As crianças são, sem dúvida, as responsáveis pela chegada do filhote. Portanto, é necessário mostrar que ele necessita de cuidados, distribuir responsabilidades e tarefas para que elas aprendam a respeitá-lo como um ser vivo e não apenas mais um brinquedo.
          Um filhote de até três meses de idade costuma dormir bastante (até 80% do tempo), desta maneira, evite acordá-lo com muita freqüência, incomodá-lo a toda hora ou pegá-lo de qualquer jeito. Não grite seu nome apenas para velo atender. Chame-o com carinho no espírito da obediência, a chamada do nome dele deve corresponder a uma ordem simpática e agradável.
Gritar com o filhote é inútil, pois seu ouvido é muito potente, nem lhe dar sermão, pois ele não entenderá. Para chamar sua atenção diga apenas o nome dele, em outro tom de voz seguido do comando NÃO!!!. Para começar, escolha momentos em que ele não esteja ocupado, ou então chame a tenção dele para você, para que ele se familiarize com esta palavra. Não canse seu filhote o chamando 50 vezes por dia, pois sua capacidade de atenção ainda é limitada.
          Não o deixe solto pela casa sozinho por muito tempo, ou próximo a locais barulhentos e repletos de pessoas, isto pode estressá-lo, e ele estragar algumas coisas.
Não permita que crianças brinquem em demasia com ele e o tratem como se fosse um brinquedo. É importante que o filhote tenha um canto só dele, onde ele se sinta seguro e confortável.
          Todos os cães precisam de uma cama limpa, seca e quente, além de espaço mínimo para se exercitar e fazer suas necessidades fisiológicas. Essa área deve ser ventilada e protegida de ventos, sol e chuva.
          Forneça água limpa e fresca em abundância, e quantidade de ração diária especificada pelo fabricante atrás das embalagens, dividida em 4 refeições diárias, você pode oferecer ao filhote frutas e legumes à vontade, com especial cuidado com frutas cítricas, as quais deve ser oferecida em menor quantidade, mas lembre-se que a quantidade diária de ração deve estar em primeiro lugar.
          Em hipótese alguma altere a alimentação de seu filhote, principalmente antes dos quatro meses de idade, período no qual o filhote está completando suas vacinas e vermifugações, pois toda mudança brusca de alimentação pode causar diarréias, às vezes fatais para o filhote.



                                                                                                                         Fonte: Solução Pet

Copyright 2022, No animals were harmed in the making

  • w-facebook
  • w-twitter
  • w-googleplus

2023 © Copyright Animal Clinic

  • w-facebook
  • w-twitter
  • w-googleplus

Contatos:

 

(11) 9 5726-5756 - Cel  / Whats

(11) 9 5794-5352 - Cel / Whats
vendas@denguinhos.com.br

Horário de Atendimento:

 

Segunda à Sexta

 

    9:00 às 18:00

 

Sábado

    9:00 às 17:00

 

Atendimento por hora marcada.