A época do Namoro dos Cães!

O cio é o período de ovulação que ocorre somente nas fêmeas, em que elas ficam suscetíveis às investidas dos machos - e eles podem sentir o odor das fêmeas no cio a quilômetros de distância. Uma substância química conhecida como feromônio é liberada com a urina das cadelas, e é esse cheiro que atrai os machos. O primeiro cio é o marco de entrada da cadela na puberdade, e normalmente ocorre entre 7 a 10 meses de idade, em grande parte das raças.


       Em determinados dias durante o cio, a fêmea está fértil, ou seja, caso ocorra acasalamento, são grandes as chances de que ela engravide. Diferente dos humanos, a cadela nunca deixa de entrar no cio, até o fim de sua vida. O macho não apresenta um período de cio, e é capaz de fecundar uma fêmea em qualquer momento.


       Podemos identificar fisicamente os primeiros sinais do período de cio nas cadelas quando há sangramento - desde que seja bem moderado - e sua vulva (região genital externa). O início do sangramento é considerado o primeiro dia do cio. Em média, a duração do cio canino é de 15 a 16 dias, e tende a ocorrer de seis em seis meses, sendo que, desde que constante, este intervalo pode variar: algumas cadelas entram em cio a cada cinco meses, outras a cada sete meses.


       O cio, normalmente, apresenta estágios bem definidos. Nos primeiros 7 a 8 dias, a cadela apresenta um sangramento bem leve, que tende a desaparecer. É durante este estágio que ela aceita o contato com machos, porém, embora ela permita que eles a cheirem, costuma reagir quando eles tentam montá-la. Depois desses primeiros dias, durante mais 8 ou 9 dias, a cadela aceita que os machos montem sobre ela, e é quando efetivamente ocorre o acasalamento.


       Se o dono da cadelinha não desejar que ela fique prenha, deve impedir que ela tenha contato com machos desde o sétimo dia do cio até seu fim. O jeito mais seguro de evitar que sua cadela tenha cria é, sem dúvida, a castração. Outros benefícios da castração são diminuir significativamente as chances de câncer nas glândulas mamárias da fêmea se feita antes do primeiro cio, acabar com o incômodo de outros cios e descartar o uso de anticoncepcionais caninos, que podem prejudicar a saúde da cadela.


       Quando o cio vai chegando ao fim, a cadela volta a rejeitar o macho e o inchaço na região genital diminui gradativamente.


       Algumas cadelas - em especial as mais adultas - podem não apresentar o sangramento característico do período de cio, o que dificulta sua identificação. Isso pode ser um contratempo importante para os donos de cães que querem evitar crias de suas cadelas. É errado, portanto, pensar que cadelas que não apresentam sangramento não entram no cio.


 

                                                                                                                                                                                  Autor: Equipe Universo do Cão

Copyright 2022, No animals were harmed in the making

  • w-facebook
  • w-twitter
  • w-googleplus

2023 © Copyright Animal Clinic

  • w-facebook
  • w-twitter
  • w-googleplus

Contatos:

 

(11) 9 5726-5756 - Oi   / Whats

(11) 9 5794-5352 - Tim / Whats
vendas@denguinhos.com.br

Horário de Atendimento:

 

Segunda à Sexta

 

    9:00 às 17:00

 

Sábado

    9:00 às 16:00

 

Atendimento por hora marcada.