Primeiros Cuidados

Primeiros cuidados com o cão em casa

 

Cama
Reserve um local calmo e longe de correntes de vento para a caminha do filhote. Pode ser uma caixa em que o cãozinho possa entrar e sair com facilidade, um cobertor dobrado, um pequeno colchão ou caminhas específicas.

Primeira noite
Na primeira noite em sua nova casa o cãozinho pode chorar quando estiver sozinho.
Resista a tentação de pegá-lo no colo caso ele comece a chorar. Desta maneira você evitará que ele comece a chorar toda vez que ficar sozinho.

Sono
Os cães nesta fase dormem muito, respeite o sono do seu cãozinho.

Alimentação
Nos primeiros dias ofereça a mesma alimentação a que o cãozinho estava acostumado (Pro Plan Puppy Small Breed / Raças Pequenas). Quando for mudar de alimento, faça a troca gradualmente. Ofereça alimentos completos e balanceados de boa qualidade. E lembre-se sempre de deixar água fresca à disposição.

Brincadeiras
Os cãezinhos adoram morder coisas e não sabem distinguir entre o que podem ou não podem brincar. Portanto, deixe a disposição brinquedos específicos para cães e de tamanho adequado, de modo que não corram o risco de engolí-los. Não deixe ao alcance do filhote objetos que você não quer que ele destrua, tais como sapatos, fios elétricos, etc. Cuidado também com objetos muito pequenos deixados no chão. Os cãezinhos podem engolí-los e ocasionar sérios problemas à sua saúde.

Certo X Errado
Quando o cãozinho fizer algo errado diga “NÃO” de forma enérgica. Não é necessário gritar ou bater. Quando o cãozinho fizer algo correto, afague-o e diga “MUITO BEM” de forma carinhosa.

Saúde
Não saia na rua com o seu cãozinho sem que ele tenha tomado todas as vacinas necessárias.
E o mais importante : seja sempre paciente e carinhoso!

Vermifugação
Você sabia que seu cão pode nascer com vermes ?
Existem diversos tipos de vermes que podem infestar o seu cãozinho.
Alguns sinais de que o seu cão está com vermes são :
- fraqueza
- falta de apetite
- diarréia
- vômitos
- aumento do volume da barriga
- esfregar o bumbum no chão
- presença de muco ou sangue nas fezes
- muitas vezes os ovos ou vermes adultos também podem ser vistos nas fezes
Leve o seu filhote ao médico veterinário e ele lhe indicará qual o melhor tratamento para o seu cão.

Vacinação
Como as crianças, os cães necessitam de uma série de vacinas para a prevenção de várias doenças, sendo que algumas podem ser transmitidas e até fatais para o ser humano.
Em geral, as primeiras doses devem ser administradas com 45 a 60 dias de idade, porém o esquema de vacinação dependerá de vários fatores, tais como ambiente em que o cão vive, saúde da mãe, idade, etc. O médico veterinário de sua confiança poderá lhe indicar quais as vacinas necessárias para o seu cão e quando devem ser administradas.
Enquanto não tiver terminado o ciclo de vacinação de seu cão, procure não levá-lo para locais abertos e quando levá-lo à clínica veterinária, tome cuidado para que ele não entre em contato com cães desconhecidos, de preferência mantenha-o em seu colo.

IMPORTANTE : Mantenha sempre o registro atualizado das vacinações, doenças, lesões, cirurgias ou medicações do seu cãozinho. Estas informações podem ser muito úteis em casos de emergência.

Necessidades no Local Correto
Ensinar os cães a fazer suas necessidades no local correto não é uma tarefa tão complicada, principalmente enquanto ainda são filhotes.
Se pegar o seu cãozinho FAZENDO as necessidades no local errado, repreenda-o com um “NÃO” e leve-o imediatamente para o local desejado. Não é necessário gritar e nunca se deve bater. Também não adianta dar bronca depois de algum tempo que o cãozinho tenha feito a sujeira, pois ele não irá associar a bronca com o que fez de errado a algum tempo atrás.
Caso o filhote já TENHA FEITO as necessidades em lugar errado, não pare o que está fazendo para lhe dar broncas e nem chamar a sua atenção, isto pode ser exatamente o que ele está procurando. Assim que o cão deixar o local, limpe os excrementos de forma a eliminar por completo o odor (naturalmente os cães fazem as necessidades nos lugares em que sentem cheiro de fezes e urina).
Quando pegá-lo FAZENDO as necessidades em local correto, afague-o e diga “MUITO BEM” de forma carinhosa. Ele se sentirá recompensado e isto ajudará no seu aprendizado.
Lembrete : caso leve seu cãozinho para fazer as necessidades na rua, não se esqueça de levar um saco plástico para recolher a sujeira.

 

Copyright 2022, No animals were harmed in the making

  • w-facebook
  • w-twitter
  • w-googleplus

2023 © Copyright Animal Clinic

  • w-facebook
  • w-twitter
  • w-googleplus

Contatos:

 

(11) 9 5726-5756 - Cel  / Whats

(11) 9 5794-5352 - Cel / Whats
vendas@denguinhos.com.br

Horário de Atendimento:

 

Segunda à Sexta

 

    9:00 às 18:00

 

Sábado

    9:00 às 17:00

 

Atendimento por hora marcada.